DBT - Terapia Comportamental Dialética

A Terapia Comportamental Dialética (DBT, do original Dialectical Behavior Therapy) foi inicialmente desenvolvida por Marsha Linehan para o tratamento de pacientes com suicidalidade e comportamentos autolesivos, sendo reconhecida como o tratamento de primeira escolha para o transtorno da personalidade borderline. Atualmente, a DBT tem ampliado sua atuação, sendo adaptada para transtornos alimentares, depressão crônica, abuso de substâncias, transtorno bipolar e adolescentes com comportamento suicida.
Um aspecto central na DBT é o trabalho com a Desregulação Emocional dos pacientes que se dá a partir de uma complexa transação de vulnerabilidades biológicas e ambientes invalidades. Pacientes com Desregulação Emocional Generalizada possuem extrema dificuldade em regular suas emoções, e função disso acabam utilizando estratégias problemáticas para reduzir ou eliminar suas emoções (p. ex., comportamentos suicidas, automutilação, uso de substâncias, comportamento sexual de risco, automedicação, etc.). Entendemos que as pessoas estão fazendo o melhor que podem com as estratégias que aprenderam ao longo da vida e ao mesmo tempo que precisam aprender novas formas de lidar com suas emoções, suas crises e relações interpessoais.
Componentes do programa para DBT adulto
Terapia DBT individual (semanal):
Focada no enfrentamento eficaz dos problemas que trazem o paciente na terapia.
Treinamento de habilidades da DBT (aula semanal):
Focado no aprimoramento das capacidades dos clientes por meio do treinamento de habilidades comportamentais. O grupo de habilidades funciona como uma sala de aula e cobre quatro módulos:
-
Mindfulness: aprender a permanecer no momento presente e sem julgamento.
-
Tolerância a crises: aprender a superar os tempos difíceis sem piorar as coisas.
-
Regulação emocional: aprender a compreender e gerir as suas emoções.
-
Efetividade interpessoal: aprender a afirmar suas necessidades, comunicar-se de forma efetiva, construir relacionamentos.
Suporte por telefone com o terapeuta principal (entre as sessões):
Ajuda o paciente na aplicação das habilidades aprendidas no grupo, além de auxiliá-lo em seus desafios e crises da vida real, quando eles ocorrerem.
Equipe de Consultoria (semanal):
Focada em ajudar o terapeuta a resolver os obstáculos do tratamento, manter a competência e motivação e fornecer o melhor tratamento possível. A equipe de consultoria consiste em todos os terapeutas individuais e líderes de grupo, e eles compartilham a responsabilidade pelo atendimento do paciente.
Fonte:
Linehan, M. Marsha. Terapia Cognitivo-Comportamental para Transtorno da Personalidade Borderline: Guia do Terapeuta. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Linehan, M. Marsha. Treinamento de habilidades em DBT: manual de terapia dialética comportamental para o paciente. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.
Koerner, Kelly. Aplicando a Terapia Comportamental Dialética: um guia prático. Novo Hamburgo: Sinopsys Editora, 2020.