top of page

Ativação Comportamental

Casal em uma corrida

A Ativação Comportamental (AC) para o tratamento da depressão tem recebido uma sustentação empírica muito sólida nos últimos anos, com resultados iguais ou melhores do que a Terapia Cognitiva e a Medicação Antidepressiva, mesmo para os casos mais graves de depressão.

 

A Depressão é um problema que pode ser um círculo vicioso para muitas pessoas. À medida em que a pessoa se sente depressiva, faz menos coisas importantes para ela e sente-se culpada por estar agindo desta maneira. Como se torna mais difícil fazer as coisas, a pessoa torna-se mais e mais deprimida.

Os sintomas típicos da Depressão são:

  • Tristeza;

  • Humor deprimido, que se caracteriza por desânimo persistente, baixa autoestima, sentimentos de inutilidade;

  • Perda de interesse em atividades que antes a pessoa apreciava;

  • Mudança de apetite;

  • Ganho ou perda de peso;

  • Insônia;

  • Dormir em excesso;

  • Perda de energia ou fadiga acentuada;

  • Movimentos físicos sem sentido, como apertar as mãos de forma constante e nervosa;

  • Sentir-se sem esperança;

  • Sentir-se culpado;

  • Dificuldades para raciocinar, se concentrar ou tomar decisões;

  • Pensamentos de morte ou suicídio;

  • Irritabilidade, ansiedade e angústia;

  • Necessidade de um grande esforço para fazer coisas que antes eram fáceis;

  • Diminuição ou incapacidade de sentir alegria;

  • Sentimentos de medo, insegurança, desespero, desamparo e vazio;

  • Interpretação distorcida e negativa da realidade;

  • Diminuição do desejo e do desempenho sexual;

 

A Depressão é frequentemente um sinal de alguma coisa que precisa ser mudada em sua vida. A maioria das pessoas consegue reconhecer eventos desencadeantes da Depressão, como a perda de um amor ou de pessoas importantes, à perda de um sonho, uma vida com poucas conquistas, dificuldades diárias que parecem não haver solução, etc.

 

A (AC) se baseia na ideia de que os acontecimentos em sua vida e como você reage a eles influenciam a forma como você se sente. O princípio norteador da (AC) é que as pessoas se deprimem e ao mesmo tempo suas vidas estão oferecendo poucas gratificações e muitos problemas.

Quando o contexto de vida de uma pessoa é difícil, é comum se sentir triste, para baixo, desanimado, ansioso, cansado, esgotado e assim por diante. Quando a pessoa se sente assim, também é comum realizar (ou não) determinadas ações. As pessoas muitas vezes se afastam do mundo ao seu redor e descobrem que rotinas básicas em suas vidas se desorganizam.

 

É natural e compreensível que as pessoas se afastem do mundo quando se sentem desanimadas. O problema é que isso desencadeia espirais descendentes em relação a como você se sente (p. ex., quanto menos você faz, pior você se sente, e quanto pior se sente, menos faz). Agir (ou deixar de agir) dessas maneiras também pode manter a depressão ao dificultar a solução de problemas da vida de forma eficaz. Isso desencadeia outra espiral descendente na qual o que você faz ou deixa de fazer torna sua vida ainda mais difícil ou impede que você melhore.

 

Neste tratamento, trabalharemos juntos para nos concentrar em coisas específicas que você possa fazer para alterar essas espirais descendentes e ajudar a ser mais ativo e envolvido em sua vida.

 

A AC não é só uma questão de “fazer mais”. Se fosse tão fácil se sentir melhor, você já teria feito isso. Podemos trabalhar juntos para identificar as atividades que seriam mais úteis e os passos pequenos e gerenciáveis que você pode dar para começar. Você pode me considerar seu treinador ou consultor no processo de mudança. Em cada sessão, serão dados passos práticos e viáveis para se envolver em atividades que melhorem o humor e resolvam problemas específicos da vida. Entre sessões, você vai trabalhar em exercícios de casa que desenvolveremos juntos. Esses exercícios são uma parte essencial da terapia e tratarão sobre reconectar ou construir partes de sua vida que aumentam os sentimentos e prazer ou realização e o aproximam de objetivos de vida importantes.

 

A ativação e o envolvimento, em formas específicas, podem ajudar a vivenciar mais gratificações e resolver problemas da vida. Quando você está ativo, envolvido e resolvendo problemas de forma eficaz, é provável que se aproxime de objetivos importantes na vida e se sinta melhor.

 

Fonte: 

Martell e cols. Ativação comportamental para depressão. In: Barlow e cols. Manual Clínico dos Transtornos Psicológicos: tratamento passo a passo. 5 ed. Porto Alegre: 2016, Artmed. 

 

Abreu, P. R. e Abreu, J. H. S. S. Ativação Comportamental. Barueri: Manole, 2020.

Formulário de Inscrição

(86) 98121-3148

©2020 por Psicólogo Flávio Júnior. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page